Novo estudo divulgado pela Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas) aponta que o número de internações pela Covid-19 voltou a aumentar nesta semana no Sul de Minas. Conforme o estudo, a tendência de novas internações diárias subiu de 71 para 108. Esse número não ficava acima de 100 desde o último dia 2 de julho.
Ainda conforme o estudo, há seis semanas a taxa de incidência diária vem caindo em Minas Gerais e no Sul de Minas. No entanto, o nível de incidência diária por habitante na região ainda é maior do que o registrado no começo de 2021. A média diária de novos casos na semana foi de 778.
Em relação a mortes, o Sul de Minas registrou tendência de diminuição pela quarta semana seguida, exceto na regional de Pouso Alegre, que passou para crescimento. O número médio de óbitos pela Covid-19 na região caiu de 25 para 22.
O estudo alerta que a piora em Minas Gerais e a volta da Região Sul para a tendência de crescimento de novas internações reforça o alerta de que é cedo para se relaxar nas medidas de prevenção.
Em relação ao início do ano, o Sul de Minas ainda registra diariamente 73% a mais de novos casos, o triplo de novos óbitos e de novo, mais do que o triplo de internações.
O estudo aponta que a disparidade de cobertura vacinal completa na região também é grande, variando de 11% a 30%. Na região como um todo, esse número é de 17%. É necessário atingir ao menos 70% para diminuir em grande proporção não apenas mortes, mas também novos casos.
Veja aqui o estudo no site da Unifal-MG.
FONTE: G1